segunda-feira, 19 de julho de 2010

Antifascist Action

Vou falar hoje um pouco sobre um movimento que me chama muito atenção e cujo faço parte, pelo menos ideologicamente adoto, já que aqui por perto (minha cidade) não tem nenhum grupo militante do tipo.

Antifascismo, no contexto histórico, é um termo originado da década de 1920 e relacionado com um movimento político que se opôs ao fascismo de Benito Mussolini.
Hoje o termo é utilizado para referir alguém que se opõe ao fascismo em geral, tanto sob a forma de militância ativa de um partido político ou movimento cuja ideologia é oposta ao fascismo, como por exemplo a Democracia, o Comunismo, o Socialismo ou a Anarquia, ou de forma passiva, simplesmente tendo opiniões políticas que consideram que o fascismo é um regime errado.

Entre os grupos Antifa podemos me interesso muito pelos de ação direta, como o Black Bloc que além de Antifa é Anti capitalista e prega a desobediência civil.
O Black Bloc (Bloco Negro) é conhecido também pelas roupas e máscaras negras que são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes e criando uma clara presença revolucionária. Dependendo da situação, o grupo usa de atos violentos de manisfestação, onde se são detruidas lanchonetes Mc Donald's, Starbucks e coisas do tipo ou pacífico, como passeatas. O principal caso acontecido até hoje foi contra a reunião da antiga Organização Mundial do Comércio (G8) que aconteceu em 1999 em Seattle.

Resistência!

2 comentários: